Alerta em Detroit com nega da Porsche!
O anúncio caiu quase como uma "bomba": a Porsche vai faltar ao próximo salão automóvel de Detroit por achar que aquele certame… já não faz parte das suas prioridades. Estamos "só" a falar do salão automóvel tido como o mais importante e mediático dos Estados Unidos e um dos mais famosos do Mundo que todos os anos, nos primeiros dias de Janeiro, abre as rondas das novidades da indústria automóvel mundial!
Pois bem, a Porsche decidiu que não valia a pena gastar dinheiro no certame de Detroit, pois não é aí que se concentra a sua principal clientela. Em vez disso vai apostar forte nos salões automóvel de Los Angeles (18 a 27 de Novembro deste ano) e de Nova Iorque (14 a 23 de Abril de 2017), regiões onde está o grosso da sua clientela nos "States".
Mas não só, a marca alemã prevê também duplicar o seu espaço no certame de Chicago que se realiza em Fevereiro, ou seja, pouco mais de um mês depois do de Detroit. E, assim, a Porsche considera que os custos da presença no NAIAS (North America International Auto Show) deixam de ser rentáveis.
A questão aqui é se esta é uma decisão isolada de uma marca ou se é apenas o prenúncio de algo maior… Detroit sempre foi o centro da indústria automóvel norte-americana, sendo aí que se encontram as sedes da Ford e General Motors. Mas há muitos anos que é uma região economicamente deprimida e uma cidade falida…
Poderá este movimento da Porsche ser a primeira "pedra de dominó" que arrastará outras marcas, nomeadamente as europeias? Para já ainda não se prevê que assim seja, a BMW tem mesmo prevista para Detroit a apresentação mundial do novo Série 5. Mas, a médio prazo, aquele certame da "cidade dos motores" pode correr o risco de perder a importância que ganhou desde 1989, em que se tornou um dos três grandes anuais: Detroit, Genebra e, alternadamente, Paris ou Frankfurt.